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Design de Embalagens

A embalagem comercial não é apenas um meio de armazenamento e transporte de um produto, mas é também a identidade da empresa a qual ela representa e em muitos casos é o único meio de comunicação do produto. O bom design de embalagem pode garantir uma boa comunicação com o consumidor, informando sobre o produto e expondo seu caráter, seus atributos e seu diferencial.

O design de embalagens se divide em dois tipos: o design de produto e o design gráfico. Na maioria das vezes o designer de produto é responsável pela forma da embalagem, considerando aspectos de ergonomia e estética tridimensional, enquanto o designer gráfico trata do rótulo da embalagem e de seu visual impresso.

Comunicação de Ponto de Venda

A comunicação no ponto de venda visa dar divulgação e destaque ao produto no local da compra. É aquela ação em que o consumidor é abordado na hora da decisão de compra, exatamente na hora em que apanha o produto. Seja por uma comunicação gráfica auxiliar (cartazes, cantoneiras ou displays) ou operações promocionais de degustação ou oferta de amostras grátis. Essa comunicação visa convencer o consumidor a comprar o produto, multiplicando exponencialmente as vendas.

Pesquisas do segmento supermercadista indicam que, em média, 85% dos consumidores só decidem o que vão levar na hora da compra, daí a importância de ter uma boa comunicação nos pontos-de-venda, pois dentro da vastidão de nomes, tipos, cores e marcas de produtos, vende mais quem consegue aparecer mais.

Comunicação de Produto

É o conjunto de processos integrados que servem para divulgar e promover o produto junto aos consumidores, em especial atividades como o planejamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias.

Além do produto, distribuição e preço, a variável comunicação vai desde o desenvolvimento da embalagem a publicidade, as promoções, merchandising, força de vendas, marketing direto, patrocínios e as relações públicas. A publicidade orientada para o produto tem como objetivo estimular a compra ou a notoriedade desse produto, pode ainda e simplesmente servir para informar.

Marcas de Produtos

A criação de marcas é um trabalho de construção de uma marca junto ao mercado. Começa pelo planejamento e elaboração da marca baseado no que a empresa quer transmitir a seu público.

O cuidado está em criar e administrar uma imagem que possa ser reconhecida por todo o mercado de forma que o produto que seja rotulado por aquela marca transmita confiança ao consumidor, fazendo-o preferir o produto da “marca” do que outro produto similar. Ao criarmos e gerirmos uma marca, estamos potencializando o valor do produto e da empresa dona da marca. Trata-se não só de identificar e diferenciar o produto ou empresa, mas também gerar uma expectativa de qualidade de imagem que vai trazer grande credibilidade e notoriedade.

 

 

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