Falando sobre propaganda e embalagem

O que é Propaganda

Segundo a Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda), propaganda é um modo específico e sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos e políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo.

Na prática, em relação a um produto, propaganda nada mais é que um conjunto de ações mercadológicas realizadas para anunciar ao público alvo sobre o produto. Esse anúncio deve ser feito em um curto espaço de tempo e tamanho, e falar sobre as razões dele ser um bom produto, para que chame a atenção do consumidor estimulando-o a efetuar a compra. Para isso, além de passar todas as informações necessárias, a propaganda apela para recursos psicológicos que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, motivando a ação de compra a partir deles.

Esses conceitos se encaixam perfeitamente no que é hoje a embalagem moderna. Antigamente, bastava criar um visual “bonitinho” e que contivesse as informações obrigatórias e o produto era colocado no ponto de venda. Com o aumento da concorrência, da evolução do mercado e do consumidor, essa prática não é o bastante. Colocar um produto no mercado é um processo mais complexo.

A embalagem comercial moderna não é apenas um meio de armazenamento e transporte de um produto, mas é também um veículo de comunicação da empresa a qual ela representa e em muitos casos é o único meio de comunicação do produto, pois muitos são lançados no mercado sem nenhum apoio de divulgação e mídia. Daí a grande importância do design da embalagem como forma de comunicação com o consumidor.

Fator decisivo

A embalagem é um fator decisivo para venda de qualquer produto, mas ainda pouco explorada pela maioria das empresas que acabam utilizando embalagens “padrão” e apenas “bonitinhas”, que pouco agregam ao produto e nada comunicam sobre os seus diferenciais no ponto de venda. Agir dessa forma é perder a oportunidade de fazer comunicação e propaganda através da embalagem.

Não podemos esquecer que a embalagem é o primeiro contato visual e físico do consumidor com o produto e, mesmo que ele já tenha visto o produto na mídia em fotos e vídeos, nada se compara a pega-lo nas mãos e tê-lo ao alcance da vista.

A embalagem como propaganda

Toda propaganda envia uma mensagem a um receptor, da mesma forma, a embalagem deve fazer o mesmo. Falar de criação de embalagem é a mesma coisa que falar em comunicação visual e a função de design de embalagem na verdade é essa, se comunicar de forma visual com o consumidor. É através da embalagem que o produto consegue “falar” com o consumidor de forma mais rápida e eficaz, por isso precisamos nos preocupar com a mensagem que queremos passar. No ponto de venda, onde a concorrência é enorme, a embalagem precisa se comunicar de forma imediata para poder passar suas mensagens num curto espaço de tempo, não podemos esquecer que existem inúmeros produtos tentando fazer o mesmo. O vencedor é quem ganha essa “batalha visual” pela atenção do consumidor.

Comunicação através do Design

A mensagem é tudo e, no caso da embalagem, ela é essencialmente visual, por isso a comunicação através do design é crucial. O objetivo do design ao criar uma embalagem é tornar fácil e compreensível a mensagem a ser transmitida, além de se preocupar com os aspectos estéticos para que a embalagem seja bonita e agradável aos olhos, só assim ela poderá causar o impacto necessário e chamar a atenção para o produto.

Vejam ótimos exemplos de boa comunicação no design de embalagens e percebam as mensagens que estão sendo passadas:

 

Observação: A embalagens aqui expostas não foram desenvolvidas pela Extra Comunicação www.extracom.com.br e foram colocadas nesse post apenas para exemplificar nossa explanação. Agradecemos a oportunidade de usa-las para demonstrar nossas ideias e conceitos. As fotos utilizadas são apenas ilustrativas.

Tudo certo no lugar certo

Desde a colocação da marca à informação do peso líquido, todos os aspectos precisam ser estudados para atender critérios de legibilidade e estética, até mesmo as informações legais e obrigatórias.

Quanto mais claras e diretas as mensagens, mais facilmente o consumidor vai percebê-las. Um dos maiores problemas para os produtos é a concorrência visual. Está cada vez mais difícil chamar a atenção do consumidor.

Para que a mensagem seja bem entendida, todos os aspectos envolvidos na criação e design da embalagem precisam ser observados, esse pode ser o segredo do sucesso ou fracasso de um produto, muitos “morrem” nas prateleiras sem atingir seu verdadeiro potencial, apenas porque suas mensagens não foram bem trabalhadas ou deixaram de ser vistas e percebidas pelo consumidor.

A embalagem tem Público Alvo

Como toda propaganda, o produto e consequentemente sua embalagem tem um público alvo. Entender que público é esse é de fundamental importância na hora de vender o produto, isso porque o público alvo é um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Acertar na linguagem do público facilita muito na hora apresentar propostas que atendam aos seus desejos, isto porque esses indivíduos estão mais dispostos a consumir produtos parecidos.

Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a ter comportamento similar e a responder de forma parecida a uma determinada comunicação. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre uma mensagem proposta por um determinado produto.

Entender as preferencias do público alvo vai fazer a diferença na hora de apresentar a mensagem que o produto deve passar. Não é difícil perceber isso, basta pensar que não tem a menor lógica oferecer uma bolsa da Galinha Pintadinha a um senhor de 60 anos, ou uma pasta de executivo a uma garota de 15 anos.

Público segmentado

Cada vez mais os públicos estão segmentados e com perfis e gostos específicos, antigamente você chegava em um supermercado e só encontrava um tipo de arroz. Hoje em dia é parboilizado, integral, sem glúten, temperado, vitaminado, gourmet, orgânico, grãos nobres, japonês, doce, e por aí vai.

Cada público fala e entende uma linguagem diferente e a mensagem tem que estar de acordo. Falar para o público adolescente é completamente diferente de falar com o público infantil ou adulto. A linguagem feminina é diferente da masculina, bem como o público de uma região é diferente de outra. Por isso, é fundamental entender e conhecer o público alvo para que a mensagem seja bem entendida.

Embalagem é propaganda e meio de comunicação. Pense nisso.