Como já falamos em uma publicação anterior, existem aspectos no desenvolvimento de embalagens que devem ser observados e os relativos a produção e legislação são dos mais importantes, pois dizem respeito às características técnicas e regulatórias que se não observados podem trazer grandes prejuízos, sejam na perda de produção ou em possíveis penalidades sofridas devido a fiscalização governamental.

A Produção da Embalagem

A produção ou impressão é um dos aspectos mais importantes para o resultado final de seu produto. Provavelmente você vai precisar de um fornecedor terceirizado, isso exige alguns cuidados especiais na escolha da empresa que vai produzi-las. A avaliação do fornecedor precisa ser bastante criteriosa, não escolha apenas pelo preço, claro que ele é muito importante, até porque isso vai influir no preço final. Mas lembre-se de que a qualidade de seu produto também é avaliada pela qualidade da embalagem, pois o consumidor acha que ela faz parte do produto.

Na busca pelo fornecedor procure por referencias dele no mercado, se tem experiência, veja trabalhos já feitos e faça isso com mais de um para que você tenha como comparar. É importante que seu produtor de embalagens esteja apto a cumprir com suas exigências, lembre-se que ele se tornará um fornecedor estratégico do seu negócio, pois não é bom ficar trocando constantemente, isso pode comprometer a qualidade final.

A Prova da Embalagem

Sempre peça uma prova da embalagem, todo fornecedor pode e deve lhe apresentar uma prova de como vai ficar sua embalagem antes de produzida, isso é a Pré-impressão e faz parte do pacote que você está comprando. Na prova você vai poder conferir se o layout e as informações estão de acordo com suas especificações. Verifique as cores, os textos, os tamanhos, enfim confira tudo. Se você contratou uma empresa ou designer para criar sua embalagem, mostre a prova para eles, assim também vão poder fazer suas devidas verificações e conferências. Só autorize a produção da embalagem depois que a prova estiver de acordo com tudo que você solicitou e fique com uma cópia para você, isso é muito importante.

A prova também vai servir para depois que a embalagem estiver produzida, ela será seu padrão de qualidade. Com ela você vai poder conferir se a entrega do material final está de acordo com o que foi acordado. É muito comum, principalmente ao longo de vários pedidos, que alguns itens venham com variações, podem ser as cores, o registro de impressão, a qualidade do substrato, etc. Isso não é má fé do fornecedor, são variações normais que podem acontecer ao longo do tempo, como a simples troca de uma marca de tinta que possui uma tonalidade diferente por exemplo. Por isso, a prova é seu padrão de qualidade onde você vai conferir e manter tudo de acordo com o que você solicitou ao fornecedor.

DICA – Escolha um responsável

Determine alguém em sua empresa com a função de conferir e manter o padrão de qualidade de suas embalagens, com o tempo ele se tornará um especialista e estará treinado para detectar possíveis falhas que podem ocorrer ao logo do tempo. Nesse caso a experiência faz a diferença.

Aspectos Legais

Os critérios legais também precisam ser cumpridos à risca ou grandes prejuízos podem ocorrer com a fiscalização governamental. Muitos dos órgãos envolvidos que regulamentam produtos industriais possuem legislações específicas que determinam normas e regras que vão desde os tamanhos das letras até a colocação de informações obrigatórias, certificações ou registros obrigatórios.

SITES ÚTEIS

Como existem muitos produtos e cada um tem sua legislação e regulamentação específica, não temos como colocar aqui todas as leis e regulamentos relativos a todos os tipos de produtos industriais. Por isso não vamos poder detalhar mais sobre esses aspectos, mas para ajudá-lo vamos listar os principais órgãos e entidades com seus respectivos sites:

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – www.anvisa.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – www.agricultura.gov.br

Serviço de Inspeção Federal (SIF) – www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/dipoa/sif

Código de Barras – GS1 Brasil – www.gs1br.org/codigos-e-padroes/codigo-de-barras

ABRE- Associação Brasileira de Embalagem – www.abre.org.br

INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – www.inmetro.gov.br

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – www.abnt.org.br

 

Lembre-se que existem no mercado profissionais e empresas que podem ajuda-lo prestando apoio e assessorias específicas para suas necessidades. Procure, pesquise, avalie, enfim… tenha certeza de que você está oferecendo ao mercado o melhor produto e com a melhor embalagem, que cumpre todos os critérios técnicos, legais e de qualidade possíveis.