O design é hoje um fator decisivo para o sucesso de um produto, além da qualidade, a sua imagem no mercado é de extrema importância e pode ser ressaltada e melhorada por uma boa comunicação visual clara e objetiva, além de esteticamente agradável..

O que é Design de Embalagem?

Design é o planejamento dos aspectos funcionais e visuais da embalagem e tem o objetivo de dar suporte para a comunicação dos diversos tipos de mensagens sobre o produto, de modo a trazer, legibilidade, conforto visual, segurança, credibilidade e satisfação ao consumidor sobre as informações oferecidas. Ele é o responsável pela imagem do produto, como isso é um grande um diferencial competitivo, um bom projeto visual é de extrema importância para o sucesso do produto.

A maneira como os elementos e informações do produto são apresentados podem despertar sentimentos diversos nas pessoas, desde simpatia e admiração ou até desdém e irritação. Por isso é tão importante conhecer e saber utilizar esse notável recurso de comunicação que é o Design.

O Design vende

Segundo pesquisas realizadas sobre o comportamento do consumidor realizado pelo POPAI (Point os Purchase Advertizing Institute), 85% das compras realizadas num supermercado são decididas na própria loja, ou seja, na hora da compra. Para uma média de 56 itens adquiridos num supermercado, apenas 12 são adquiridos por compra já planejada e os outros 44 são escolhidos na hora baseados em critérios como design da embalagem, merchandising e promoções. Isso que dizer que para o consumidor é de extrema importância o aspecto visual do produto.

O Visual da Embalagem

Hoje em dia está cada vez mais difícil diferenciar a qualidade dos produtos. Uma empresa lança uma novidade ou um produto novo e várias outras rapidamente se nivelam na tecnologia e lançam produtos similares. No mercado moderno, aspectos como design e comunicação passam a fazer a diferença, definindo o posicionamento e a imagem do produto.

Em muitos casos, a embalagem é o único meio de comunicação da empresa com o consumidor, por isso ela se torna tão importante, e seu design deve garantir uma boa comunicação, informando sobre o produto, expondo seu caráter, seus atributos e seu diferencial.

O design da embalagem deve sempre agregar valor ao produto, adequando de forma eficiente as necessidades e expectativas do consumidor e definindo seu posicionamento correto no mercado. Ele pode ser também um grande diferencial competitivo, pois através da inovação e de seu visual o design pode criar uma personalidade capaz de conquistar a fidelidade do consumidor. Não esqueça que na maioria das vezes os consumidores compram por impulso e comunicação eficiente, beleza e destaque significam produtos de sucesso.

Conquistar o consumidor no primeiro olhar

O produto precisa se destacar no ponto de venda, por isso a embalagem tem um papel fundamental na comunicação e no marketing. Beleza é fundamental, mas só isso não basta. Além de bonita a embalagem tem que informar em questão de segundos, muito claramente, a qualidade do produto, quais suas vantagens e diferenciais para cativar o consumidor. Para isso ela precisa ser eficiente e chamar a atenção para o produto, sem descuidar da estética, claro.

Criatividade e Personalidade

Quando for desenvolver a embalagem de seu produto, seja criativo e tenha personalidade, esses são os fatores que vão diferenciar seus produtos dos concorrentes. Nunca faça o uso de cópias ou ideias parecidas, isso não traz nenhum benefício ao seu negócio e pode trazer até prejuízos. Infelizmente é comum vermos no mercado embalagens muito parecidas ou até mesmo cópias das embalagens dos líderes de mercado, isso não traz nenhuma vantagem, até porque se o consumidor pode levar o produto do líder, por que vai levar o do concorrente. Lembre-se que como você sua empresa é única, tem seus diferenciais e qualidades que precisam ser destacados e seus produtos vão mostrar e representar isso para seus consumidores.

Design é coisa para Profissional

Contrate uma empresa especializada ou um design profissional. A imagem de sua empresa está diretamente relacionada à imagem de seu produto, esse é um fator muito importante para o sucesso de seu negócio. Não deixe isso para amadores.